segunda-feira, 20 de julho de 2009

Quanto vale um voto em Aldoar?


Apesar de estarmos ainda a quase 3 meses das Eleições Autárquicas, a luta pelo voto e a sede de poder, levam os candidatos a cometer algumas loucuras e, na nossa opinião, a exercer uma forma de pressão sobre os eleitores, digna de políticos que não olham a meios (por pouco éticos que sejam) para tentarem amealhar votos a todo o custo.


O que aconteceu foi que o candidato ( e a caravana) da coligação PSD/PP ofereceu, nas suas iniciativas de pré-campanha, bilhetes para um concerto do Tony Carreira numa tentativa (mal) disfarçada de aliciar essas pessoas para que votem no seu partido…Parece mentira, mas não é! Para este senhor, o voto de cada aldoarense vale um concerto de música! Para o Bloco de Esquerda, isto é equivalente a dar 20 Euros ou outro valor a um eleitor e dizer-lhe que esse dinheiro se destina a comprar um bilhete ou outra coisa, em troca do seu voto…


A situação é grave e , para além da falta de vergonha e de ética de quem comete um acto desta natureza, trata-se duma enorme falta de respeito pelo voto dos aldoarenses. Pensar que o voto em Aldoar pode ser comprado ou, de qualquer outra forma, aliciado por uma "prenda" envenenada como esta, é um insulto para Aldoar e para os aldoarenses.


É caso para perguntar, quanto vale o voto em Aldoar? Para nós, vale um voto de confiança numa forma diferente de estar na política...a nossa! Vota Bloco de Esquerda!


Precisamos dessa confiança e dessa força para podermos mudar positivamente a política em Aldoar! Vamos Juntar Forças por Aldoar!




Artigo de Tiago Peixe



14 comentários:

  1. Boa tarde, caro Tiago.
    Tomei a liberdade de vir aqui responder a algumas provocações.

    A oferta de bilhetes, conseguidos pelo próprio através do seu trabalho, e a sua oferta ás colectividades que nos foram recebendo como forma de agradecimento e como acto de simpatia, só mesmo em cabeças "iluminadas" pode ser visto como forma de "compra" do voto. Aliás, acho de certa forma insultuoso, pressupor que os dirigentes ou responsáveis que os receberam, não terão assuntos bem mais importantes com que se preocupar.

    Gostaria de deixar aqui também uma sugestão. Não seria bem mais útil a Aldoar, que o partido do “contra”, tivesse outra postura, para além de atacar e “deitar abaixo”, que tal irem ouvir os Aldoarenses, saber as suas preocupações, dificuldades e como poderiam ajudar.
    Em vez de criticar o que os outros fazem, sim, porque quem nada faz é muito fácil criticar, porque não, o(a) vosso(a) candidato(a) à Junta de Freguesia vir dizer as suas idéias e propostas para Aldoar.

    É muito confortável, estar atrás de um computador a criticar o que os outros fazem, mas meu amigo apresentem o candidato, vão para a rua, aí se calhar já terão melhor forma de ocupar o tempo e de forma mais produtiva.

    Cumprimentos
    Quintas

    ResponderExcluir
  2. Caro Quintas,

    Antes de mais é sempre um prazer ler-te, nem que seja para tentar desculpar o indesculpável ou disfarçar o indisfarçável...

    Esclarecendo quanto ao artigo:

    1º Aquilo que foi escrito não são provocações, são factos e só podem ser tomados por provocações por quem, no seu subconsciente, sabe que há aqui qualquer coisa que não bate certo.

    2º O que é condenável não é a amabilidade com que foram recebidos, pois são pessoas de bem, aldoarenses; mas sim o "presente envenenado" com que foram brindados e a tentativa de aliciá-los.

    3º Se leres o que escrevi com atenção, podes reparar que não refiro a proveniência dos bilhetes, pois isso não é relevante; se o vosso candidato pagasse os bilhetes com o seu ordenado, não alterava o mesmo princípio errado que está na origem da minha crítica. A questão é acharem que em troca do que quer que seja se pode comprar um voto. E isto não é comparável com um concerto num comicio ou com oferta de marchandising de campanha...


    Em relação à campanha do Bloco de Esquerda e à nossa lista, é com agrado que noto curiosidade da vossa parte em conhecer a sua composição, mas isso virá em tempo útil e serão com certeza pessoas competentes com vontade de mudar positivamente Aldoar!

    Mas já que falas em "ir para a rua", isso faz-me pensar o seguinte: se calhar vocês começaram tão cedo as visitas por causa da data do concerto...Será?

    ResponderExcluir
  3. Boas noites!
    Cá em casa nem sempre concordamos no que diz respeito à politica, mas este não foi o caso!

    Porque conheço o Eduardo, e do pouco que o conheço, não acredito que tenha tentado subornar ninguem... Mas, à mulher de César não basta ser séria...

    Concordo que o principio não está correcto, e parece-me que em campanha ou não, o que aconteceu, foi que , desculpem-me a expressão, o Eduardo "se pôs a jeito"!!!

    Foi ingenuo e a factura chegou cedo... Que sirva de lição... A ele e aos outros candidatos...

    Cumprimentos e beijos e este blog é melhor do que o teu! :)

    Sara Vilhena

    ResponderExcluir
  4. boa noite!
    Desde já aviso que é a primeira vez que escrevo em terreno " inimigo " (risos), mas gostava de esclarecer esta questão dos bilhetes.
    Caro Tiago compreendo que esta atitude dê para falar e eu próprio até já contava com isso.
    Quanto ao sairmos cedo para a rua nada tem a ver com o facto de distribuir os bilhetes em tempo certo para as pessoas irem ao Festival de Verão.
    Se assim fosse ja tinha começado muito mais cedo, no entanto achei por bem dar-me a conhecer e ouvir os Aldoarenses.
    Quanto aos bilhetes,não me foram oferecidos mas sim comprados por mim.
    Não teria essa " lata " de pedir ao orgao de comunicação social onde trabalho em pedir seja o que for para fazer campanha.
    Ao visitar as colectividades achei por bem e sem intenções de comprar o voto a quem quer que seja de entregar bilhetes para um espectaculo que certamente fez vibrar quel lá foi, entendam isto como um gesto simpatico de minha parte por ter sido tão bem recebido pelas colectividades.
    Nem eu nem nenhum elemento da minha lista usará meios desnecessários e vergonhosos para ganharmos eleições.
    Penso que as coisas ao serem feitas às claras não fogem ao principio honesto que é o nosso, não saí para a rua a dizer que tinha bilhetes para o espectaculo, não os distribuí em caravana apenas e repito foi um acto de simpatia para com as colectividades.
    E ainda bem que falam na nossa lista, dão-nos força e mais uma vez repito.
    Nós somos a unica e verdadeira alternativa ao actual executivo. Porquê?
    Não percam os proximos capitulos
    Um bem haja
    Eduardo Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Caro Eduardo,

    A sua resposta é tão evasiva quanto pouco esclarecedora...

    Corro o risco de me repetir, mas aqui vai: o facto de oferecer bilhetes comprados por si às colectividades não iliba a falta de ética do acto em si. Não falo em ilegalidade ou crime, falo em ética. Não tenho nada contra si pessoalmente, como é óbvio, condeno sim uma atitude politica.

    E o facto de o entregar "à luz do dia", não faz desse acto mais ou menos obscuro e a intenção dessa entrega, por muito que peçam ou implorem, não vão conseguir fazer acreditar ninguém que foi inocente ou sem intenção de aliciamento, compra, o que quiserem chamar, em troca de votos. Este tipo de ofertas legitima as pessoas a poderem julgar estes actos, da forma que quiserem.

    Quanto ao falar da vossa lista, não me parece razão de reguzijo falarem por estes motivos que só descredibilizam e desprestigiam quem comete actos desta natureza, mas quem sou eu para definir a linha que os outros partidos traçam nas suas campanhas. Quanto aos próximos capitulos, esperemos que em Aldoar não se repita o episódio dos electrodomésticos, que o seu partido conhece bem...

    Quando se declara a si próprio como única alternativa a este executivo, faz-me reflectir numa situação: quem condena de forma tão veemente (tal como nós também o fizemos) uma viagem organizada pela Junta de Freguesia apenas para alguns aldoarenses, como o seu partido o fez, e depois oferece bilhetes para um concerto ainda para "menos alguns" aldoarenses, se alinha como verdadeira alternativa a quê? Ou é apenas mais do mesmo?

    Para o PS ou para o PSD/PP, há claramente aldoarenses de primeira e aldoarenses de segunda! Há os que merecem ir à Madeira e há os que não têm apoio nenhum da autarquia para as necessidades mais básicas; há os que merecem ir ver o Tony Carreira gratuitamente ao vivo e há os que não têm dinheiro nem para um cd do mesmo. Se calhar, vai usar também o mesmo argumento do Executivo, dizendo que os bilhetes foram para pessoas carenciadas..Enfim!

    Depois disto, quem é a verdadeira alternativa que olha para todos os aldoarenses da mesma forma respeitavel e dando a cada um a importância e a atenção que todos merecem?

    Sabemos que somos uma forma diferente de estar na politica, que convencemos os eleitores através das nossas ideias e das nossas propostas alternativas,esclarecedoras com as quais cada vez mais pessoas se identificam, cansadas da forma pouco correcta com que alguns estão na politica.

    Oferecemos ideias, medidas, propostas e não bilhetes ou viagens. Somos assim e assim vamos continuar!

    ResponderExcluir
  6. e é mais do mesmo...

    na minha opinião não existe alternativa a coisa nenhuma. Quem está no poder não faz, ou faz mal, mas quem quer ir para lá também não tem nada a oferecer.

    ou seja, nem PS, nem PSD nem BE, nem nada!
    O que se tem feito aqui é criticar. mas não solucionar!! nao existem propostas nem do PSD nem do BE...

    tenham TODOS vergonha!! se querem mudar aldoar, apresentem propostas e não críticas destrutivas nem suposições enganadoras...

    ResponderExcluir
  7. mas pior mesmo e ridiculo é o clã Arcos
    Conhecem??
    Pois eles andam aflitos à caça do voto, trazendo na mão um bloco onde quase que obrigam as pessoas a confiar o voto nesse senhor.
    Pior ainda , deixam esses cadernos em cafés e até no comércio local à espera que as pessoas assinem.
    É vergonhosa a pressão que o clã Arcos exerce sobre as pessoas, anda aflitinhos mesmo.
    Realmente Aldoar precisa de gente nova. São muitos anos a viver os mesmos vicios.
    Por favor tentem tirar esses senhores de lá...é complicado já que eles controlam tudo nomeadamente as cooperativas da nossa freguesia.
    Parece-me mesmo que quem manda nem é o presidente mas sim o clã venenoso e impossivel de aturar que o rodeia
    Força e por favor , como esquerda , não se juntem a esses senhores

    ResponderExcluir
  8. Como é que posso assinar por baixo do comentario deste anonino?
    E como é que podemos mandar esse Clã para outro continente?
    CMiranda

    ResponderExcluir
  9. Caros aldoarenses,

    A credibilidade duma alternativa vê-se na vontade de mudar, no combate, na luta contra o conformismo e contra o marasmo instalado. Temos que unir forças para que Aldoar mude.

    Desafio os descrentes a deixarem no nosso mail, sugestões, ideias e , principalmente, o vosso contacto para vos manter informado sobre as nossas propostas e a nossa agenda.

    A nossa visão para Aldoar vai ser brevemente conhecida e a inovação das nossas propostas irá certamente empenhar os aldoarenses na nossa luta.

    Abraço
    t.peixe

    ResponderExcluir
  10. É de uma arrogancia "notavel" afirmar-se como ÚNICA alternativa....
    Unica porquê ?
    Já deram oportunidade aos outros de provarem o que valem ?
    Desde o 25 de Abril que são sempre os mesmos à frente dos destinos da Freguesia. Resultados ?

    Alguem pode explicar porque andam a colher assinaturas para a Lista de... do Partido xis..... ?

    Luis Peres

    ResponderExcluir
  11. Já há muitos anos que o partido socialista colhe assinaturas.
    Em tempos fizeram uns livros onde colocavam lá todos os nomes dos apoiantes
    Vergonha

    ResponderExcluir
  12. Ola a todos..
    Apenas queria dizer, que este blog pelo que se pode ver so serve para que determinadas pessoas provocem outras pessoas de outros partidos e o trabalho que os outros partidos desenvolvem.
    Esquecendo-se se fazer a sua propria politica, e o sua propria campanha. Ja agora deixo uma pergunta retorica, os blogs so servem para fazer ataques uns aos outros? ou servem tambem para divulgarem o partido em questao, Bloco de Esquerda?
    Porque realmente a politica tinha mais valor e mais interesse se tivesse o uso correcto.
    E nao fazerem mexericos uns contra os outros!!!
    A politica hoje em dia ja nao deve ter o mesmo significado de ha uns anos atras. Tenho pena disso.
    Que o verdadeiro significado e valor da politica tenha sido esquecido.
    Por isso e que hoje em dia se denota cada vez mais o desinteresse pela politica.
    E quem sao os culpados? ja pensaram isso?
    Pensem um pouco antes de entrarem em provocações uns aos outros.
    A politica esta pior de que as novelas.
    E vergonhoso o que fazem com a politica.
    Talvez um dia voltemos a ter politica em condiçoes em portugal, como antigamente.

    ResponderExcluir
  13. Respondendo aos dois ultimos anónimos...

    A forma como o PS recolhe assinaturas, faz (ou não) politica/campanha deve ser analisado, na minha opinião, não só pela vergonha da sua forma e de quem o faz, mas principalmente na seguinte reflexão: Se o PS, partido que está no Executivo e governa a Junta de Aldoar há já vários mandatos, precisa de recolher apoios/assinaturas "porta-a-porta" ou nas lojas, será que tem feito um bom trabalho? Se assim fosse, precisaria disso? Fica para reflexão...

    Quanto às ideias e propostas inovadoras para Aldoar, está em curso a elaboração do programa eleitoral do Bloco de Esquerda e posso garantir a si e a todos os aldoarenses que é realmente inovador, realista e pretende dinamizar a freguesia em todas as suas potencialidades e apoiar eficazmente aqueles que mais necessitam.

    Sem demagogias e com vontade de juntar forças por Aldoar! Precisamos do vosso voto e da vossa energia para mudar Aldoar!

    Continuem atentos ao blog que vão com certeza ficar positivamente surpreendidos com as nossas ideias e, quem sabe, intervirem também, propondo outras iniciativas!

    tiago peixe

    ResponderExcluir
  14. Eu penso que a questão nem se prende somente por se dizer mal ou bem, até é saudavel e engraçado que haja um " picanço " entre os partidos ( e desculpem a expressão )
    Agora há coisas que têm de ser ditas e reveladas e o que o clã Arcos e o PS faz em Aldoar é vergonhoso
    Concordo em pleno com o Sr Tiago Peixe

    ResponderExcluir