sexta-feira, 26 de junho de 2009

Petição online: Pelo Pavilhão Rosa/Palácio de Cristal

Caros amigos e amigas
A aprovação na reunião de 23 de Junho da Câmara do Porto, com os votos do PSD, CDS e PS, da privatização e da chamada “requalificação” do Pavilhão Rosa Mota é mais um passo na destruição pelo Executivo PSD/CDS, com a cumplicidade do PS, de um património que os transcende e que incumbe à cidade respeitar, preservar e melhorar. Se tal proposta chegar a ser concretizada, verificar-se-á não só uma alteração radical da área circundante do pavilhão (lago e tílias) por força da nova construção para eventos empresariais, como o município do Porto ficará detentor de apenas 20% do capital da nova sociedade gestora. À cidade rouba-se o seu património e espaço público, eliminam-se os seus espaços verdes e alimentam-se negócios, favorecendo privados.


Bastaria, aliás, invocar a lei nº 159/99 (sobre as atribuições e competências das autarquias) para saber que do papel dos órgãos municipais faz parte “o planeamento, a gestão e a realização de investimentos nos seguintes domínios”: espaços verdes, mercados municipais (artº 16º), teatros municipais, património cultural, paisagístico e urbanístico do município, gerir museus, edifícios e sítios classificados, apoiar projectos e agentes culturais não profissionais (artº 20º). E não faltam vozes de autarcas a reclamar mais competências. Mas no município do Porto vive-se a situação espantosa de um Executivo que não só não quer exercer as competências legalmente atribuídas, como as delega, com o apoio do PS, aos interesses particulares.


Motivados pelo exemplo das movimentações cidadãs que impediram a demolição do Bolhão (mais de 50.000 cidadãs e cidadãos subscreveram uma petição ao parlamento), temendo que se concretize a alienação de mais património ainda, os cidadãos e cidadãs do Porto, abaixo-assinados, exigem o fim imediato do processo agora aprovado e a salvaguarda do Pavilhão Rosa Mota e seus jardins como equipamento público para usufruto de todos numa cidade ecológica, sustentada e defendida pelo exercício do interesse público.

Assine: http://www.PetitionOnline.com/rosamota/

Assine! Vamos salvar o que ainda temos!

8 comentários:

  1. é só comichão...
    acho lamentável tentarem ludibriar eventuais leitores com textos de opinião totalmente enganadores.

    "À cidade rouba-se o seu património e espaço público, eliminam-se os seus espaços verdes e alimentam-se negócios, favorecendo privados" ??!?!

    enfim...
    AT

    ResponderExcluir
  2. O que devia provocar comichão é o roubo que os portuenses estão a ser vítimas pelas políticas populares e populistas de Rui Rio. Vejam alguns exemplos: Teatro MUNICIPAL Rivoli, entregue a Filipe La Féria; Pavilhão Rosa Mota,parceria entre a Câmara Municipal(que fica com 20%) e privados: Pavilhão Atlântico, Associação Amigos do Coliseu, Parque Expo e Associação Empresarial de Portugal (AEP); Os terrenos do Bairro do Aleixo que o dr. Rui Rio quer demolir a todo o custo, começando por camuflar essa destruição ao abrigo de uns fundos para reabilitação, projecto recusado e chumbado pelo Ministério do Ambiente, pois aquilo que o Executivo pretendia e pretende não é reabilitar mas destruir e vender a promotores imobiários numa clara tentativa de especulação imoboliária, sem ter em conta os interesses dos portuenses...

    Isto sim é que os "eventuais leitores" do Porto devem saber para não serem ludibriados, como Aníbal Teixeira sugere!

    ResponderExcluir
  3. Ora diga-me então, caro Tiago Peixe que solução propõe, para as Torres do Aleixo... Ou acha que se deve deixar tudo como está?
    E gostava também que comentasse as sodagens que dão vitória (esmagadora) ao Dr. Rui Rio e que colocam o BE como 3a força politica no Porto.
    Parabéns pelo blog!
    S.Chacim

    ResponderExcluir
  4. Caro Chacim, é sem dúvida uma boa questão.
    em relação à questão da terceira "força", quer dizer.. está em terceiro lugar mas não pode ser considerado uma "força"! nem o PS tem capacidade para ser denominado como alternativa à cidade do Porto.

    Os habitantes do Porto sempre fizeram justiça e não esquecem os que fazem bem na cidade e os que não fazem. Quando Rio foi eleito pela primeira vez, caiu de para-quedas, como resultado de uma disputa entre Fernando Gomes e Nuno Cardoso. Hoje, a votação a favor de Rui Rio não é por acaso mas sim como prémio do mérito quee tem tido na cidade.

    Em relação às camuflagens, só quem não quer ver é que não reconhece o mérito que Rio tem feito ao reabilitar os prédios sociais, não só em aldoar, como em toda a cidade do Porto.

    De mal amado a adorado, Rui Rio conquistou a cidade do Porto.

    AT

    ResponderExcluir
  5. Em resposta a S.Chacim, posso lhe dizer que as torres do Aleixo podiam ser reabilitadas e não demolidas e os seus moradores distribuidos pelos bairros da cidade, como se as pessoas não tivessem qualquer ligação aos locais e às casas onde habitam há anos e onde criaram raízes. Mas pior que isso, é que se camufla a situação como se tratasse de uma medida de cariz social, mas não é verdade. Aquilo que se passa aqui é pura especulação imobiliária e a Câmara Municipal do Porto ao serviço de interesses privados.Como se vai provar.

    Cebe-nos a nós, portuenses, tentar parar esta entrega do património camarário a privados, tal como se conseguiu com o mercado do Bolhão, através de uma petição com 50 000 assinaturas.

    E vamos conseguir o mesmo com o Palácio de Cristal!

    Tiago Peixe

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a ambos e à sondagem que foi hoje tornada pública, tenho a dizer que a mesma não me surpreende.

    Por um lado, o Boco de Esquerda a crescer, por muito que possa incomodar muitas pessoas. Vamos ter ainda mais força para alertar os portuenses e os portugueses das injustiças que vão sendo cometidas.

    Por outro, quanto ao resultado e à vitória de Rui Rio, resta-me partilhar o seguinte: consigo lembrar-me de alguns nomes que irão destacadamente sair vitoriosos nas próximas eleições autárquicas em vários concelhos deste país, que não me parece ser pela sua competência. Será que vocês também se conseguem lembrar de alguns? Enfim, são fenómenos.

    Quanto aos comentários menos simpáticos, sobre o Bloco de Esquerda e não ter "força",etc são um espelho da arrogância e da prepotência de quem governa esta cidade, que não merecem comentário...

    De qualquer forma, é sempre um prazer esclarecer-vos.

    tiago peixe

    ResponderExcluir
  7. Não está a ser coerente. Quantas vezes é que Rui Rio ofereceu electrodomésticos ou favoreceu o povo portuense?

    Sabe tão bem como eu que está a tentar atirar areia para os olhos.

    Olhe! O Bloco de Esquerda a crescer não significa que terá nomes como os que referiu??! Talvez sim...! Lançar assim suspeitas não nos leva a nenhum lado, e o bloco não as devia fazer, mas antes fazer propostas porque é para isso que a política serve (e não como vemos na AR, que NENHUM partido político as faz. basicamente só estão do contra)

    AT

    ResponderExcluir
  8. Caro Anibal Teixeira,

    Estamos perfeitamente de acordo, mas se vir o histórico não foi de mim que começaram acusações ou frases jucosas sobre este ou aquele político, ou sobre este ou aquele partido.Adiante...

    Respondendo à sua pergunta: tem razão! A verdade é que nunca vi Rui Rio favorecer o povo portuense em nada! Estamos em completa sintonia.

    O que realmente é importante e é isso que o Bloco de Esquerda pretende com este artigo e com esta petição é alertar os portuenses que a Câmara está a dar a privados o património municipal, que é de todos nós; e a, tal como também está referido, mostrar que o Executivo da Câmara está a ilibar-se daquelas que são as suas competências.

    Como portuense que é, Anibal Teixeira, isto não o incomoda nem um bocadinho? Saber que aquilo que é nosso, e não digo isto demagogicamente, está a ser entregue a outros, a empresas privadas? Então assine a petição!

    Assinar a petição nem sequer é um pedido para não votar no Rio. É para impedir que continue este tipo de políticas.

    Mas já agora...Vote no Bloco de Esquerda!

    Cumprimentos,
    Tiago Peixe

    ResponderExcluir